domingo, 31 de outubro de 2010

Bangkok - O dia dos meios de transporte

Fizemos uma rápida passagem por Bangkok antes de nos dirigirmos à fronteira com o Laos. Experimentamos nesse único dia nada mais nada menos do que 9 meios de transporte. Vamos aos detalhes:

  • Às 6 da manhã deixamos o hotel em Hanoi em direção ao aeroporto utilizando um veículo fretado.
  • Às 9 da manhã decolamos do aeroporto de Hanoi em direção a Bangkok com a companhia aérea Air Asia.
  • Às 11:30hs da manhã descemos ao subsolo do aeroporto de Bangkok e pegamos o Sky Train, um impressionante sistema de trilhos suspensos que acompanham as principais avenidas da cidade e trafegam em alta velocidade sem sofrer os efeitos do pesado trânsito da cidade.
  • Às 12:15hs fizemos uma baldeação do sistema de Sky Train para o sistema de metrô e paramos no sub-solo da estação de trem para comprar o bilhete para a viagem que faríamos à noite.
  • Às 13:30hs pegamos um táxi em direção ao templo mais suntuoso da cidade, um belo ponto turístico. 
  • Às 17:00hs pegamos emprestado uma bicicleta do governo para girar pelas principais atrações da região em que estávamos.
  • Às 18:00hs pegamos uma espécie de barco / ônibus chamado Chao Praya Express. Trata-se de um barco que navega pelas águas do rio Chao Praya e que funciona exatamente como um ônibus: para em determinados pontos, há um cobrador que vende a passagem dentro do barco e diversos bancos espalhados pela embarcação.
  • Às 18:45hs, pegamos um tuk-tuk da estação de barco para a estação de trem.
  • Às 20:00hs o trem partiu da estação Hua Lumphong em Bangkok em direção a Nong Khai, cidade da Tailândia que fica na fronteira com o Laos.

Ficamos impressionados com a eficiência dos meios de transporte de Bangkok e com a variedade de opções para se fugir do trânsito. Além disso, apesar de 35 Km longe do centro da cidade, o aeroporto é muito bem conectado à malha de transportes, o que infelizmente não ocorre em Confins. Por fim, apenas para título de curiosidade, perdemos 40 dólares na estação de trem. 10 minutos depois retornamos ao local e uma garota de mais ou menos 13 ou 14 anos estava para um lado e para o outro insistentemente procurando os donos do dinheiro perdido. E quando chegamos, ela prontamente nos devolveu o dinheiro. Ficamos chocados!









Um comentário:

  1. Ufa! Que preparo físico para aguentar uma maratona desta - imagino que o prazer das novidades e das surpresas seja combustível eficiente e poderoso! Que inveja desta malha de transportes tão variada e tão eficiente! Pobres de nós que vivemos em SPaulo... e de quebra o exemplo do dinheiro perdido... tb igualzinho a SPaulo..

    ResponderExcluir