Depois de ver a cidade de Hanoi acordar, com dezenas de aposentados praticando Tai Chi Chuan pelas praças públicas, nos dirigimos ao Museum of Ethnology. O museu é muito bem cuidado e contém objetos, representações, danças e casas das diversas culturas que habitam o sudeste asiático em seus 11 países. Destacam-se o homem que carrega 800 redes para captura de peixes em sua bicicleta, a mulher que confecciona chapéus cônicos e as enormes casas dos Thais, nas quais vivem várias famílias que tem a matriarca como centro de poder.
No final da tarde, conseguimos ingressos para uma atração mais que especial: The Water Puppets. Essa é uma experiência bem vietnamita, pois combina uma orquestra de belos instrumentos do país com uma forma de teatro que está nas raízes do povo. Os atores escondem-se atrás de uma cortina de plástico e manuseiam bonecos que flutuam sobre uma piscina de águas verdes. O enredo trata do dia a dia do vietnamita, com destaque para a agricultura em terrenos alagados, a captura de peixes e sapos e a interação com os 4 animais sagrados: a tartaruga, a fênix, o dragão e o unicórnio.
Museum of Ethnology: que maneira linda de apresentar e preservar a cultura desta região multi-etnica! Não consigo nem imaginar o que seja a riqueza, diversidade e complexidade de 54 etnias dividindo uma mesma região.
ResponderExcluirAdorei o Water Puppets também. E adorei mais ainda vcs voltarem a postar. Estava vigiando todos os dias..