terça-feira, 26 de outubro de 2010

Hanoi e suas motocicletas

Não sei como os vietnamitas descobrem que somos turistas tão rápido... E basta saber que somos turistas pra tentar ganhar um dinheirinho com isso... É a vida! Hanoi me lembrou um pouco o Rio de Janeiro, pois até de taxímetro adulterado nós fomos alvo. Até pra comprar uma mexerica no mercado tínhamos que negociar duro e no final o preço chegava a ser 1/4 do inicialmente sugerido. É... Que planejamento que nada! Em Hanoi sua melhor arma se chama Tática de Negociação.

Hanoi foi uma experiência e tanto. A cidade faz aniversário no mês de outubro e 2010 é um ano mais que especial: a cidade comemora 1000 anos. Em todos os lugares há homenagens à cidade: enormes conjuntos de vasos de flores que juntos escrevem: Hanoi, feliz 1000 anos! As ruas de Hanoi são apinhadas de motocicletas buzinando sem parar. Aliás, buzinar aqui é esporte nacional. E nada de respeitar semáforos ou sinais de contra-mão: até mesmo no passeio as danadas das motos trafegam, uma loucura! Nos mercados, grandes barganhas por roupas, tecidos, potes, suportes de mesa, entre outros.

Agora, o que mais impressiona não só em Hanoi como em todo o Vietnam é a fenomenal culinária. Aromas emanam de cada banquinha de rua, de cada restaurante, de cada hotel. Os vietnamitas são excelentes cozinheiros e a comida deles é muito saudável: tofu, cogumelo shimeji, frango, talos de chuchu, repolho, alface, cenoura e um tempero impressionante. É muito comum aqui comer no Hot Pot. É como um fogão de uma boca que é trazido para a mesa com água em ebulição cozinhando legumes divinamente temperados. Ao lado, para adição, são colocadas montanhas de folhas verdes, cogumelos, tofu, macarrão de arroz pré-cozido e sua escolha de carne também pré-cozida: frango, boi ou porco. É muito legal ver famílias inteiras em volta do Hot Pot comendo por períodos de quase 1 hora e falando a língua engraçada deles. :)

Tem umas coisas bem diferentes no cardápio também. Em um dos restaurantes, pedi Grilo Frito por desconhecimento dos itens listados. Uma vietnamita que falava inglês tentou nos convencer a comer os grilos mostrando a forma correta de degustá-los. Acabei comendo e até gostando. A Aninha comeu um só, mas não animou continuar não...








Um comentário:

  1. Exceto pelo grilo frito (corajoso Thiago), a comida pareceu ótima e arrisco a dizer que a Aninha está feliz com este cardápio tão saudável!! Otimas fotos.
    Barganha é moeda corrente para estrangeiros, sempre - quem sabe se usarem um rimel para delinear os olhos, possam passar por asiáticos?

    ResponderExcluir